A festa regressou a S. Vicente
A festa do xadrez nacional regressou à cidade do Mindelo onde, de 17 a 21 de Janeiro últimos, se realizaram os primeiros campeonatos nacionais da época 2017/18.
Durante cinco dias, cerca de 60 xadrezistas, disputaram na ilha do Monte Cara, o primeiro Campeonato Nacional de Equipas e os segundos campeonatos nacionais de partidas rápidas e semi-rápidas (individuais e colectivos).
As competições decorreram nas instalações do MindelHotel e mais uma vez testaram a organização da Federação Cabo-verdiana de Xadrez que, contando só com a colaboração das Associações Regionais, conseguiu levar a efeito esta autêntica maratona escaquistica que se traduziu em mais uma festa do xadrez nacional.
Paralelamente à competição, realizou-se uma palestra dedicada ás novas regras que entraram em vigor no passado dia 1 de Janeiro e que esteve a cargo do AI Carlos Oliveira Dias. Refira-se que o palestrante, um dos árbitros nos campeonatos do mundo de rápidas e semi-rápidas realizados no final de 2017 em Riade, foi o árbitro principal nos campeonatos individuais de rápidas e de semi-rápidas incluídos neste evento.
Para saber mais sobre as competições realizadas poderá fazê-lo, acerca do I Campeonato Nacional de Equipas, aqui e sobre os II Campeonatos de partidas rápidas e semi-rápidas aqui
A imprensa deu algum destaque às competições realizadas, podendo ler aqui, uma crónica completa das competições publicada no semanário Expresso das Ilhas.
A televisão de Cabo Verde (RTC) fez também uma excelente cobertura, podendo visionar as peças emitidas nos links abaixo indicados:
Embora o evento tenha sido um sucesso, a FCX não pode deixar de lamentar e reprovar a atitude da Câmara Municipal de S. Vicente que não se associou a esta festa, mesmo decorrendo ela na mesma altura que as festividades do município, mas soube utilizar, de forma abusiva, o programa dos nossos campeonatos, integrando-o na programação das festas municipais.
Para que fique bem claro, a Câmara Municipal de S. Vicente em nada contribuiu para a realização destes 5 campeonatos nacionais. A utilização da nossa programação no programa das festividades do município, foi um desrespeito para com a FCX, que em mail enviado ao vereador do pelouro, informou não autorizar essa utilização.